Resiliência
- Dra Elaine de C M Missiano - Psicóloga com
- 7 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Resiliência, do inglês resilience, do latim resilio, -ire, saltar para trás, voltar para trás, reduzir-se, afastar-se, ressaltar, brotar"resiliência", é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos, resistir à tensão, pressão de situações adversas, choque, estresse, trauma sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.
Nas organizações, a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. A necessidade de tomar essas decisões podem propiciar a busca pela criatividade e levar ao encontro de forças estratégicas para enfrentar a adversidade.
A descoberta ou percepção e o uso da própria criatividade e de recursos internos como administração adequada de emoções, sentimentos, pensamentos, controle dos impulsos, otimismo, observação e análise do ambiente, empatia, auto eficiência, alcance de pessoas e Fé podem levar a resiliência.
Atitudes apoiadas em recursos internos como esses, que movimentam o ambiente externo, colabora que o indivíduo enfrente, supere e cresça, amadureça mental, emocional e espiritualmente a partir do enfrentamento com criatividade e superação de experiências como essas. Esse movimento leva ao encontro da autoestima.
Encontro em alguns lugares definições de resiliência como um processo descrito acima, com o resultado de o indivíduo, após passar por esse processo, também mencionado acima, voltaria ao seu estado mental, emocional e espiritual originais......
Eu pergunto, é possível passar por uma dessas situações, senão muitas ou até todas elas e voltar ao estado original¿
Se eu entendí o conceito descrito por outras fontes, eu afirmo que NÃO! Não é possível! Uma vez que passamos por situações adversas e procuramos nossos recursos internos e externos, descobrimos outros recursos, nos redescobrimos, nos reinventamos, sem necessariamente surtarmos efetivamente (conseguimos aguentar o “tranco”), nunca mais seremos os mesmos. Teremos aprendido conosco e com a vida. Isso seria a resiliência.
É claro que existem pessoas que acreditam que a vida deve resolver tudo. A vida oferece a adversidade, ela resolve, ou Deus..... Eu costumo dizer que essas pessoas veem a vida passar....outras participam da vida e costumam buscar. E quando adoecem frente a adversidades da vida, muitas vezes se curam e até se salvam, através da atitude resiliente....
Essas últimas ouvem os “sim(s)”, os "talvez" e os “Não(s)" da vida e continuam buscando, inventando, reinventando, sempre com criatividade..... A isso atribui-se a resiliência.
Acredito que sermos resilientes, nos salvam de maiores sofrimentos e nos fortifica e instrumentaliza para evoluírmos, enquanto pessoas e enquanto seres espirituais.....
Ressalto que sejamos resilientes sempre com ética e respeito a nós, ao outro e a vida!
Comments