Rua dos Marianos, 193, Osasco - SP
Tel: (011)3681-8579
Os Caminhos da Psicologia
Terapia de Vivência Passada

Psicologia

A Psicologia
A psicologia é original da psicanálise (S.Freud) e é filha da Ciência, da Filosofia e da Religião. Seu símbolo é um tridente (letra grega psi).
A psicologia tem várias áreas de atuação. Entre elas a Psicologia Clínica, que é composta basicamente pela Avaliação Psicológica (Psicodiagnóstico), pela Psicoterapia/Ludoterapia e Orientação Psicológica.
A Avaliação Psicológica, também conhecido como psicodiagnóstico, a avaliação psicológica é o primeiro passo a ser realizado dentro de um possível tratamento psicológico.
É através do psicodiagnóstico que obtém-se o diagnóstico do que deve ser tratado e de como deve ser tratado.
O psicodiagnóstico é obtido como resultado de um processo que envolve entrevista anamnese, observação clínica e aplicação de testes psicológicos, que são materiais científicos específicos e dividem-se em verbais e não verbais (escritos e\ou leitura).
A Psicoterapia, originada do grego, a palavra psicoterapia significa psico\psiqué = alma, mente; terapia = tratamento, é o tratamento que a psicologia oferece ao adolescente, ao adulto e a terceira idade. Independe do sexo. A psicoterapia pode ser individual, casal, familiar ou em grupo. Depende da necessidade de cada caso.
A Ludoterapia, palavra de origem grega, (ludo=brinquedo; terapia = tratamento), é o tratamento oferecido a criança, pré-adolescente e adolescente. Esse processo acontece através do brincar. Faz parte do processo de ludoterapia, o acompanhamento aos pais da criança e do adolescente, em orientação psicológica.
Orientação aos pais e responsáveis
Paralelamente ou independente da ludoterapia, existe o atendimento de orientação psicológica aos pais e/ou responsáveis.
A orientação aos pais e\ou
responsáveis pela criança e adolescente tem o objetivo de conversar e refletir sobre o tratamento da criança e família e/ou responsáveis.
A psicologia atende a todas as idades, sexo, raças e religiões. Pode ser individual, casal, familiar e/ou grupal. Depende da necessidade de cada caso.